decada 1970


O Ano de 1970
Este ano testemunhou o assassinato brutal de quatro manifestantes estudantis desarmados no estado de Kent, em 04 de maio de 1970, um grupo de estudantes da Kent State University, em Ohio, se reuniram para protestar contra a invasão ao Camboja do presidente Nixon.
. A tensão era alta, e á Guarda Nacional em Ohio havia disparado tiros diversas vezes no meio da multidão desarmada. As mortes deixaram a nação atordoada, levando a violentos e pacíficos protestos em todo o país.
Mais de 450 instituições de ensino, de escolas a universidades, foram fechadas quando mais de quatro milhões de estudantes entraram em greve. Estragos em massa seguiram, com os manifestantes invadindo edifícios e ateando fogo.
Os manifestantes transformaram Washington em um acampamento armado, cortando pneus, quebrando janelas e puxando carros em cruzamentos. Um estudante descreveu as cenas como mais de “guerra civil” do que um protesto estudantil.
A morte de Janis Joplin e Jimi Hendrix, bem como o quase desastre do Apollo 13 missão espacial.
Apollo 13 foi a sétima missão tripulada do Projeto Apollo e a terceira com intenção de pousar na Lua, mas não cumpriu a missão devido a um acidente durante a viagem de ida, causado por uma explosão no módulo de serviço, que impediu a descida no satélite. A nave e seus tripulantes, entretanto, conseguiram retornar à Terra, após seis dias no espaço.
Foi a última década do período classic rock. É também conhecida como a "década da discoteca", devido ao surgimento da dance music. Surge também o movimento punk.
Donna Summer foi uma das cantoras mais marcantes na música popular da década de 1970
Charles Milles Manson é o fundador, mentor intelectual e líder de um grupo que cometeu vários assassinatos nos Estados Unidos no fim dos anos 1960, entre eles o da atriz Sharon Tate grávida de oito meses, esposa do diretor de cinema Roman Polanski. Condenado à morte em 1971, com a pena posteriormente transformada em prisão perpétua, cumpre pena até hoje na Penitenciária Estadual de Corcoran, na Califórnia.

Exclusivo: as confissões finais de Charles Manson, o mais infame psicopata vivo

- Mais Informações -

O Homemd Mais Perigoso do Mundo

"Você poderia preencher esta sala inteira com tudo que você sempre quis. A TV a cores, 98 polegadas. A nova marca Rolls-Royce. Mas você não vive nessas coisas! Você tem que passar a vida fazendo algo."
- John Fogerty -
"Não há nada mais ridículo do que olhar as pessoas de idade no palco. As pessoas que continuaram a realizar no palco figura todo mundo acha que eles são realmente limpo, e eles não. Eles pensam: 'Olhe para aquele velho idiota."
- Grace Slick -
"Eu acho que ninguém deve saber que qualquer coisa Neil Young pisa no é diferente depois disso, sabe. Eu não me importo se é uma casa de banho."
- David Crosby -

O Prêmio Nobel da Paz 1970 foi atribuído a Norman Borlaug.

Foi um engenheiro agrônomo estadunidense. Borlaug formou-se em agronomia pela Universidade de Minnesota em 1942, graduando-se em genética e patologia vegetal. Foi para o México e envolveu-se em pesquisas que resultaram no desenvolvimento de diversas cultivares de trigo de alta resistência e produtividade.
Aos 56 anos de idade, ele recebia o Prêmio Nobel da Paz por ter implantado uma nova linha de agricultura: a produção intensa de alimentos com o uso de máquinas, insumos e sementes selecionadas. Por seu trabalho, que anteviu ou ajudou a instaurar as novas práticas agrícolas, foi chamado de o pai da Revolução Verde.


The Beatles - Let it be

O Ano de 1971

No rescaldo feio dos anos sessenta, Charles Manson foi condenado à morte e ao New York Times publicou os Documentos do Pentágono, revelando a verdadeira história por trás da Guerra do Vietnã. Jim Morrison morreu aos 27 anos.
Hunter Stockton Thompson foi um jornalista e escritor norte-americano. Conhecido pelo seu estilo de escrita extravagante, aperfeiçoado em seu livro mais famoso, "Medo e Delírio em Las Vegas".
Ano Internacional da Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial, pela ONU.

" Se não fosse para os gritos, não seria emocionante. As crianças nos ajudar por serem do jeito que são."
- Michael Jackson -
"Após [Empresário The Beatles] Brian Epstein morreu, nós entrou em colapso. Paul assumiu o comando e, supostamente, nos liderou. Mas o que está nos levando, quando fomos em círculos? Nós terminamos em seguida. Essa foi a desintegração."
- John Lennon -
"Altamont, ele só poderia acontecer com os Stones, homem. Vamos encarar. Isso não aconteceria com o Bee Gees e não iria acontecer com Crosby, Stills e Nash."
- Keith Richards -

O Prêmio Nobel da Paz 1971 foi atribuído a Willy Brandt.


Willy Brandt era um político alemão, e chanceler de 1969 a 1974. Ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1971.
Nasceu Karl Herbert Frahm em 18 de Dezembro 1913, em Lübeck, no norte da Alemanha. Ele se tornou um socialista no final de 1920. Em 1933, ele mudou seu nome e fugiu para a Noruega para evitar a prisão pelos nazistas. Após a ocupação alemã da Noruega, em 1940, ele fugiu para a Suécia, onde viveu até 1945.
Sua principal proposta era a de "Ostpolitik", como ele tentou criar laços mais estreitos entre Alemanha Oriental e Ocidental e melhorar as relações com a Polónia ea União Soviética. Na Alemanha, de Brandt "Ostpolitik" foi controversa, mas em 1971 ele foi premiado com o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho.
Ostpolitik é um termo usado para descrever os esforços realizados por Willy Brandt, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Chanceler da República Federal da Alemanha para normalizar as relações com as nações da Europa de Leste, incluindo a República Democrática Alemã. A origem do termo refere-se à decisão da Alemanha de focalizar interesses no leste europeu e não somente no oeste, como tinha feito até aí Konrad Adenauer, o primeiro chanceler da República Federal da Alemanha.
Entre os elementos principais da Ostpolitik destacam-se o abandono da Doutrina Hallstein e o reconhecimento da linha Oder-Neisse como fronteira entre a Polónia e a Alemanha Oriental. Também se estreitaram relações comerciais com a Europa de Leste e a União Soviética.



O Ano de 1972

Presidente Richard Nixon ganhou uma derrota esmagadora contra George McGovern na eleição presidencial, mas um assalto fracassada do Comitê Nacional Democrata no complexo Watergate condenaria o resto de seu tempo no escritório.
O caso Watergate foi o escândalo político ocorrido na década de 1970 nos Estados Unidos que, ao vir à tona, acabou por culminar com a renúncia do presidente americano Richard Nixon eleito pelo Partido Republicano.
Em Sociologia, uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. A sociedade é objeto de estudo comum entre as ciências sociais, especialmente a Sociologia, a História, a Antropologia e a Geografia.

"Tudo o público quer é sexo e violência. Eu sei que porque eu costumava assistir televisão o dia todo. Nós somos o último americano banda, apenas o produto final de uma sociedade afluente". - Alice Cooper -
"Para obter alta é esquecer-se. E para esquecer de si mesmo é ver tudo o resto. E ver tudo o resto é tornar-se uma molécula de compreensão da evolução, uma ferramenta consciente do universo".
- Jerry Garcia -
"Simon e Garfunkel teve groupies peculiares. Tivemos as groupies, poéticos que estavam à procura de ler sua poesia ou discutir literatura".
- Paul Simon -


Sem Prêmio Nobel foi concedido este ano.
O prêmio em dinheiro para 1972 foi atribuído ao Fundo Principal.





Ano de 1973
Diplomatas assinando os acordos de paz em Paris.

Acordo de Paris para o Fim da Guerra e Restauração da Paz no Vietnam) foram assinados em 27 de janeiro de 1973 pelos governos da República Democrática do Vietnam (Vietnam do Norte), a República do Vietnam (Vietnam do Sul) e os Estados Unidos, além do Governo Revolucionário Provisório (GRP) que representou os revolucionários sul-vietnamitas (o vietcong).
A intenção do acordo era estabelecer a paz no Vietnam e acabar com a guerra. Estes acordos puseram fim à intervenção direta das Forças Armadas dos Estados Unidos no país e estabeleceram uma trégua temporária nos combates entre o Norte e o Sul.

"O nome começou simplesmente como um espeto em face da sociedade. Nós decidimos que cerca de 1968: Com um nome como Alice Cooper iríamos fazê-los sofrer".
- Alice Cooper -
"Eu gostaria de fazer um filme e mostrar às pessoas que há mais para mim do que encontra o olho. Mas isso é chato. Estrelas pop sempre quero fazer filmes".
- Elton John -
"Eu realmente não perca Paul Simon. Eu posso apreciar sua escrita e quanto eu cavaria a cantar algumas das canções, mas muito bonito o jeito que eu me sentiria sobre qualquer escritor".
- Art Garfunkel -


O Prêmio Nobel da Paz 1973 foi atribuído conjuntamente a Henry A. Kissinger e Le Duc Tho.

Henry Alfred Kissinger (nascido Heinz Alfred Kissinger.); é um diplomata americano, de origem judaica, que teve um papel importante na política estrangeira dos Estados Unidos entre 1968 e 1976.
Em 1938, devido às perseguições anti-semitas na Alemanha nazista, emigra com seus pais para os EUA, obtendo a cidadania americana em 19 de junho de 1943.
Em 1973 ganhou, com Le Duc Tho, o Prêmio Nobel da Paz, pelo seu papel na obtenção do acordo de cessar-fogo na Guerra do Vietnam. Le Duc Tho recusou o prêmio.



Ano de 1974

Richard Nixon tornou-se o primeiro presidente dos EUA a renunciar nunca quando se tornou claro que o Congresso iria acusá-lo sobre Watergate. The Godfather II bater cinemas, tornando-se a primeira sequela para ganhar sempre Melhor Filme no Oscar.
"Eu entrei na música porque eu não podia entrar no atletismo. Eu teria feito qualquer coisa para vestir um casaco do time do colégio".
- Jackson Browne -
"Religião para mim é uma coisa passageira. Não pode pregá-lo para baixo. É em mim e fora de mim. Ele me dá, na superfície, algumas imagens, mas eu não sei em que grau.
Sempre que eu colocar o meu novo álbum, eu sempre colocar Stevie Wonder na tarde apenas para se puxado para baixo novamente".
- Eric Clapton -

O Prêmio Nobel da Paz foi concedido 95 vezes para 128 ganhadores do Prêmio Nobel entre 1901 e 2014, 103 indivíduos e 25 organizações. Desde que o Comitê Internacional da Cruz Vermelha foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz três vezes (em 1917, 1944 e 1963), e do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados foi premiado com o Prêmio Nobel da Paz duas vezes (em 1954 e 1981), existem 22 organizações individuais que foram agraciados com o Prêmio Nobel da Paz.

O Prêmio Nobel da Paz 1974 foi atribuído conjuntamente a Seán MacBride e Eisaku Sato


Seán MacBride

Eisaku Sato

Seán MacBride (Paris, 26 de janeiro de 1904 — Dublin, 15 de janeiro de 1988) foi um político irlandês, foi presidente da anistia internacional.
Recebeu o Nobel da Paz de 1974, juntamente com Eisaku Sato, pela dedicação constante pelos direitos humanos em diversas funções e organizações.
O Relatório MacBride, também conhecido como "Um Mundo e Muitas Vozes", foi um documento da UNESCO publicado em 1980 e redigido por uma comissão presidida pelo irlandês Seán MacBride.
Seu objetivo era analisar problemas da comunicação no mundo em sociedades modernas, particularmente em relação à comunicação de massa e à imprensa internacional, e então sugerir uma nova ordem comunicacional para resolver estes problemas e promover a paz e o desenvolvimento humano.
Entre os problemas identificados no documento, estavam a concentração da mídia, a comercialização da informação e o acesso desigual à informação e à comunicação. Também foi constatado o desequilíbrio gritante dos fluxos de informação entre o primeiro mundo e os países em desenvolvimento.
No relatório, comissão propôs uma maior democratização da comunicação e o fortalecimento das mídias nacionais para evitar a dependência de fontes externas, entre outras sugestões.
Apesar de ter recebido forte apoio internacional, o relatório foi condenado pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido como um ataque à liberdade de imprensa e à doutrina do livre-fluxo de informações.
A Nova Ordem Mundial da Informação e Comunicação é um projeto internacional de reorganização dos fluxos globais de informação por meio de diversas ações de governo e do terceiro setor.
A iniciativa foi lançada no início dos anos 1970 pelo movimento dos Países Não-Alinhados e recebeu o apoio da Unesco.

Eisaku Satō (Yamaguchi, 27 de Março de 1901 — Tóquio, 3 de Junho de 1975) foi um político japonês.
Ocupou o lugar de primeiro-ministro do Japão de 9 de novembro de 1964 a 6 de julho de 1972.
Introduziu os Três Princípios Não-Nucleares, assinou o Tratado de Não-Proliferação Nuclear e repatriou Okinawa, apesar de permitir os Estados Unidos manterem bases no local. Apoiou a ilha de Taiwan, mas recusou a visita de representantes da China. Formado em Direito pela Universidade de Tóquio.



- O Ano de 1975 -

A Guerra do Vietnã terminou oficialmente quando Saigon caiu para as forças comunistas.
Tubarão é um filme norte-americano de 1975, dos géneros terror e suspense, realizado por Steven Spielberg, dando à luz o sucesso moderno e baseado em romance homónimo de Peter Benchley. A trilha sonora do filme é de John Williams.
Patricia Campbell Hearst mais conhecida como Patty Hearst, agora também conhecida como Patricia Hearst Shaw, é uma norte-americana herdeira de um império jornalístico e atriz ocasional.
Patty é neta do magnata das comunicações William Randolph Hearst e tornou-se famosa em 1974, quando foi sequestrada por membros do Exército Simbionês de Libertação. Sofreu lavagem cerebral e passou a adotar o nome de Tania , juntando-se aos sequestradores num assalto a banco.
Sua atitude é explicada pela Síndrome de Estocolmo, quando a vítima sente simpatia pelo algoz. Ela foi presa e cumpriu parte da pena, até receber um indulto do presidente Jimmy Carter.

"Você vai me desculpar, eu não me considero um artista negro, eu me considero um artista que é preto considerar".
- Stevie Wonder -
"Nós pensamos que era tempo que as pessoas ouvi algo sobre nós que não o estávamos comendo mulheres e jogando os ossos para fora da janela".
- Robert Plant -
"Acabei de descobrir que não podemos perder. Quanto mais tempo os Eagles ficar juntos, melhor vai ser. Não importa o que".
- Glenn Frey -

- O Prêmio Nobel da Paz 1975 foi atribuído a Andrei Sakharov. -


Andrei Dmitrievich Sakharov foi um físico nuclear da União Soviética.
Ele ganhou fama como o designer de terceira ideia da União Soviética, um codinome para o desenvolvimento soviético de armas termonucleares. Sakharov era um defensor das liberdades civis e reformas civis na União Soviética.
Ele foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 1975. O Prémio Sakharov, atribuído anualmente pelo Parlamento Europeu para as pessoas e organizações dedicadas aos direitos humanos e liberdades, é nomeado em sua honra.
O Prêmio Stalin, a mais alta condecoração civil da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, foi instituido em 1941, para homenagear pessoas com contribuições significativas nas áreas de ciências, literatura, arte ou música. O prêmio foi frequentemente concedido por uma única obra de um artista.
Prêmio Lenin foi um dos maiores prêmios da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Foi instituido em 23 de junho de 1925 e concedido até 1934. Deixou de ser concedido entre 1935 e 1956. De 1941 a 1952 foi instituído em seu lugar o Prêmio Stalin. Somente em 15 de agosto de 1956 voltou a ser concedido, sendo extinto em 1990. A premiação acontecia anualmente, em 22 de abril, o aniversário de Lenin. Foram agraciadas personalidades individuais dos campos da ciência, literatura, arte, arquitetura e técnica.
O Prix mondial Cino Del Duca (Prêmio Mundial Cino Del Duca) é um prêmio literário internacional estabelecido em 1963 na França, por Simone Del Duca, para dar continuidade ao trabalho de seu marido, o magnata da indústria editográfica Cino Del Duca (1899-1967). Destinado ao reconhecimento e premiação de um autor cuja obra constitui, de uma forma científica ou leterária, uma mensagem moderna de humanismo, é atualmente dotado com 300 mil euros. Em 1975, Madame Del Luca estabeleceu a Fundação Simone e Cino Del Duca para assegurar uma série de propósitos filantrópícos, assumindo então a responsabilidade pelo Prix mondial. Após sua morte, em 2004, a fundação foi colocada sob os auspícios do Institut de France.
A Medalha Elliott Cresson, também conhecida como Medalha de Ouro Elliott Cresson, foi a maior condecoração concedida pelo Instituto Franklin.

- Prêmio(s) agraciados á Andrei Sakharov -

Prêmio Stalin (1954)
Prêmio Lenin (1956)
Prix mondial Cino Del Duca (1974)
Prêmio Nobel (1975)
Prêmio Tomalla (1984),
Medalha Elliott Cresson (1985)