decada 1950



1.950
1950 ( MCML ) foi um ano comum que começa no domingo do calendário gregoriano ( dominical letra A), o ano de 1950 da Era Comum (CE) e Anno Domini (AD) designações, o ano 950 do segundo milênio , o ano 50 do século 20 , e do 1º ano do 1950 década. É também o ano do índice, ou ano 0, que os cientistas usam para antes do presente figuras.

- Eventos -
Nobel da Paz é um dos cinco Prémios Nobel legados pelo inventor da dinamite, o sueco Alfred Nobel. Os prémios de Física, Química, Fisiologia ou Medicina e Literatura são entregues anualmente em Estocolmo, sendo o Nobel da Paz atribuído em Oslo .
Prêmio Nobel Paz - Ralph Johnson Bunche (Detroit, 7 de agosto de 1904 — Nova Iorque, 9 de dezembro de 1971) foi um diplomata estadunidense. Foi agraciado com o Nobel da Paz de 1950, pela sua mediação na questão da Palestina (1948).
Negociador de paz no Oriente Médio.
Ralph Bunche foi o primeiro homem de cor a ser agraciado com o Prêmio da Paz. Ele recebeu por ter arranjado um cessar-fogo entre israelenses e árabes durante a guerra que se seguiu à criação do Estado de Israel em 1948. Ralph Bunche era um graduado em ciências sociais e antes da Segunda Guerra Mundial estudou política colonial na África Ocidental.
Ele se juntou à equipe do cientista social sueco Gunnar Myrdal, que estava estudando a segregação racial nos EUA. Na Segunda Guerra Mundial, Bunche se tornou o primeiro afro-americano a ocupar um alto cargo no Departamento de Estado.
- Todos os Prêmios Nobel da Paz -

1.951
- Eventos -
31 de janeiro - Getúlio Vargas assume seu 2º mandato como presidente do Brasil, desta vez eleito por voto direto.
20 de fevereiro - Nasce na capital de São Paulo Jose Sergio Gondo.
14 de Março - Centro Académico da Democracia Cristã, em Coimbra (Portugal), foi feito Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública.
11 de Novembro - Juan Perón é reeleito Presidente da Argentina.
A Líbia, colônia italiana, declara independência e proclama Idris I como rei.
Prémio Nobel da Paz
- Léon Jouhaux - Justiça Social conduz à paz O vencedor do Prêmio da Paz para 1951, Léon Jouhaux, cresceu em um ambiente radical em um subúrbio de Paris. Seu pai, que trabalhava em uma fábrica de fósforos, sofreu ferimentos de fósforo muito cedo na vida, tornando-se imprópria para o emprego e incapaz de sustentar a família. Essa experiência fez Léon um sindicalista ardente comércio e fundador e líder da organização de trabalho nacionalidade francesa, a CGT (Confédération Générale du Travail). Nos anos entre-guerras, Jouhaux participou nas negociações de desarmamento na Liga das Nações, e figurado proeminente no planeamento da reforma social na França.
Roubo de Brink em Boston; quase 3000 mil dólares roubados (17 de janeiro).
Truman ordens desenvolvimento da bomba de hidrogênio (31 de janeiro).
Robert Schuman propõe Plano Schuman para a piscina carvão europeu e do aço (09 de maio).
Guerra da Coreia começa quando forças comunistas norte-coreanos invadir a Coréia do Sul ( 25 de junho). (Para cronologia detalhada, consulte Guerra da Coréia ) tentativa.
Assassinato em Presidente Truman por nacionalistas porto-riquenhos (01 de novembro). macarthismo começa.
Julius e Ethel Rosenberg condenado à morte por passar segredos atômicos para os russos . (Março) estimulado pelo Plano Schuman, seis nações formam Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (Abril); eficaz 1952 . Tratado de paz assinado japonês em San Francisco por 49 países (08 de setembro). televisão a cores introduzido em US Líbia ganha a independência (24 de dezembro).

- Músicas -
Uma visão geral dos principais eventos e tendências da música popular na década de 1950 . No Primeiro Mundo , o rock and roll , pop , balanço , rhythm and blues , blues , país e rockabilly dominado e definido a música da década.
Muitos estilos musicais floresceram e combinado em 1940 e 1950, provavelmente por causa da influência de rádio teve na criação de um mercado de massa para a música . Segunda Guerra Mundial causou grande agitação social, ea música desse período mostra os efeitos dessa turbulência.
Música popular , ou " pop clássico ", dominou as paradas para a primeira metade da década de 1950. Pop clássico Vocal-driven substituído Big Band / balanço no final da II Guerra Mundial , embora muitas vezes usado para fazer as orquestras vocalistas. Estilo 1940 Crooners disputavam com uma nova geração de grandes cantores sonoras.

1.952
- Eventos - :
George VI morre; sua filha se torna Elizabeth II (06 de fevereiro).
Ralph Ellison 's The Invisible Man.
(06 de Fevereiro) - Isabel II sucedeu ao seu Pai Jorge VI como monarca do Reino Unido.
(27 de Fevereiro) - Foi realizada a primeira reunião da ONU na sua sede permanente em Nova York.
(10 de Março) – O general Fulgencio Batista toma o poder em Cuba.
(14 de Maio) - Primeira apresentação da Esquadrilha da Fumaça.
(01) de Novembro - A primeira bomba de hidrogênio, a Ivy Mike é detonada.
(04) de Novembro - O candidato republicano Dwight Eisenhower foi eleito presidente dos Estados Unidos com 55% dos votos.
(novembro) - AEC anuncia experimentos "satisfatório" em pesquisa de armas de hidrogênio; testemunhas oculares falam de explosões perto de Enewetak.
Prémio Nobel da Paz :
Albert Schweitzer foi um teólogo, músico, filósofo e médico alemão, nascido na Alsácia, então parte do Império Alemão (atualmente, uma região administrativa francesa).
O Prêmio Nobel da Paz 1952 foi atribuído a Albert Schweitzer. Albert Schweitzer recebeu o Prêmio Nobel, um ano depois, em 1953. Durante o processo de seleção em 1952, o Comitê Nobel Norueguês decidiu que nenhuma das nomeações do ano preenchiam os critérios, conforme descrito no testamento de Alfred Nobel.Segundo os estatutos da Fundação Nobel, o Prêmio Nobel pode, nesse caso, ser reservados até o ano seguinte, e este estatuto foi então aplicado.
Fatos sobre o Prêmio Nobel da Paz
Em 27 de Novembro 1895, Alfred Nobel assinou sua última vontade e testamento, dando a maior parte de sua fortuna para uma série de prêmios, os prêmios Nobel. Conforme descrito no testamento de Nobel, uma parte foi dedicada à "a pessoa que deverá ter feito a maior ou melhor trabalho pela fraternidade entre as nações, pela abolição ou redução dos exércitos permanentes e para a realização e promoção de congressos de paz".
Número de Prêmios Nobel da Paz
95 Prêmios Nobel da Paz ter sido atribuído desde 1901. Não foi concedido em 19 ocasiões:
em 1914, 1915 1916, 1918, 1923, 1924, 1928, 1932, 1939, 1940, 1941, 1942, 1943, 1948, 1955, 1956, 1966, 1967 e 1972. Por que os prêmios de paz que não seja concedido nesses anos? Nos estatutos da Fundação Nobel que diz :
"Se nenhuma das obras em questão é encontrado para ser da importância indicada no primeiro parágrafo, o prêmio em dinheiro será reservado até o ano seguinte Se, mesmo assim, o prêmio não pode. ser concedido, o montante será adicionado aos fundos restritos da Fundação. " Durante a I Guerra Mundial e II, poucos prêmios Nobel foram concedidos.

Nobel da Paz Feminino Laureados

Dos 103 indivíduos agraciado com o Prêmio Nobel da Paz, 16 são mulheres. A primeira vez que o Prêmio Nobel da Paz foi atribuído a uma mulher era, em 1905, Bertha von Suttner.

1905 - Bertha von Suttner
1931 - Jane Addams
1946 - Emily Greene Balch
1976 - Betty Williams
1976 - Mairead Corrigan
1979 - Madre Teresa
1982 - Alva Myrdal
1991 - Aung San Suu Kyi
1992 - Rigoberta Menchú Tum
1997 - Jody Williams
2003 - Shirin Ebadi
2004 - Wangari Maathai
2011 - Ellen Johnson Sirleaf
2011 - Leymah Gbowee
2011 - Tawakkol Karman
2014 - Malala Yousafzai

1.953
- Eventos - :
O general Dwight D. Eisenhower inaugurada presidente de Estados Unidos (20 de janeiro).
Stalin morre (05 de março). Malenkov torna-se primeiro-ministro soviético; Beria , ministro do Interior; Molotov , ministro das Relações Exteriores . (6 de Março)
Dag Hammarskjöld começa mandato como ONU secretário-geral (10 de abril).
James Watson e Francis Crick publicar a sua descoberta do modelo molecular do DNA (abril-maio).
Edmund Hillary da Nova Zelândia e Tenzing Norgay do Nepal alcançar topo do Mt. Everest (29 de maio).
Berlinenses orientais se levantam contra o regime comunista; debelada por tanques (17 de junho).
Egito se torna república governada por junta militar (18 de junho).
Julius e Ethel Rosenberg executado em prisão de Sing Sing (19 de junho).
Armistício coreano assinado (27 de julho).
Moscou anuncia explosão de bomba de hidrogênio (agosto . 20).
Tito torna-se presidente da Jugoslávia.
James Watson, Francis Crick e Rosalind Franklin descobrir estrutura do DNA.
Ernest Hemingway ganha Pulitzer por The Old Man and the Sea.
- O Prêmio Nobel da Paz -
De 1953 foi atribuído à George Catlett Marshall, Jr. foi um general dos Estados Unidos, combatente na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, célebre por ser autor do Plano Marshall, de ajuda à reconstrução da Europa devastada após a guerra de 1939-1945.

1954
- Eventos -
Primeiro atômico submarino Nautilus lançado (21 de janeiro).
Cinco congressistas dos EUA disparou no chão de Casa como nacionalistas porto-riquenhos fogo da galeria dos espectadores; todos os cinco recuperar (01 de março).
União Soviética concede soberania à Alemanha Oriental (23 de Março).
Army v. McCarthy inquérito de relatório da subcomissão do Senado culpa ambos os lados (22 abril - 17 junho).
Dien Bien Phu , posto militar francês no Vietnã, cai exército Vietminh (07 de maio). Após a derrota dos franceses em Dien Bien Phu, Acordos de Genebra (julho) prever a retirada do francês e do Vietminh para cada lado da zona de demarcação (DMZ) até as eleições de reunificação, que nunca são realizadas. Presidentes Eisenhower e Kennedy (de 1954 em diante) enviar conselheiros civis e, mais tarde, o pessoal militar para treinar sul-vietnamita.
US Supreme Court (em Brown v. Board of Education of Topeka ) proíbe, por unanimidade, a segregação racial nas escolas públicas (17 de maio). Brown v. Board of Education of Topeka, Kans., caso decidido pela Suprema Corte dos Estados Unidos em 1954. Linda Brown foi negada a admissão à sua escola primária local em Topeka, porque ela era negra.
Eisenhower lança piscina atômica mundo sem União Soviética (06 de setembro).
Oito Nações do Sudeste Asiático tratado de defesa ( SEATO ), assinado em Manila (08 de setembro).
Dr. Jonas Salk começa inocular as crianças contra a pólio .
Argélia n Guerra da Independência contra a França começa (novembro); França se esforça para manter o domínio colonial até 1962, quando se compromete a independência da Argélia.

O Top Canções dos Anos Dourados do nosso património musical popular.

- além de mais de nossa herança musical -




Você poderá gostar tambem :segunda metade da decada de 50 (1.955).